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Como utilizar o Master Financeiro?

  • Inicie realizando os cadastros básicos “Passo 1″, depois é só utilizar o sistema seguindo o “Passo 2″ deste manual.

 

Passo 1 (cadastros)



1-  O Sistema já vem com o cadastro de centro de custos pré-carregado (Empresa/Particular), mas você poderá alterá-los ou cadastrar novos.

2-   Cadastre ao menos uma conta para realizar movimentações de pagamentos e recebimentos, você poderá cadastrar contas de bancos ou também caixa interno, para valores que mantém em dinheiro na sua empresa. Exemplo: Itau, Bradesco, Caixa Interno, Aplicação Renda Fixa, etc.

3-   Cadastre os planos e sub-planos de contas (vide imagem abaixo), o sistema já vem com alguns pré-cadastrados. Observe que ao clicar no plano de contas, serão mostrados apenas os sub-planos que foram cadastrados para este plano.

Ex: Para adicionar mais planos e sub-planos, siga os passos da imagem abaixo: 1) selcione o plano; 2) escreva o nome do novo sub-plano no campo edição; 3) clique em incluir.

4-   Cadastre ao menos um fornecedor para testar o sistema, não é necessário cadastrar todos os dados, apenas o nome do fornecedor.

5- Clicando em “Empresa” Você poderá incluir o nome de sua empresa, desta forma os relatórios serão Personalizados com seu nome .

 

 

 

Passo 2 (Financeiro)


1- Contas a pagar e receber

2- Caixa

3- Lançar vários títulos

4- Calendário de contas

 

1 CONTAS À PAGAR/RECEBER

Obs: o funcionamento do contas à pagar e receber são idênticos, apresentaremos neste exemplo o contas à pagar.

 

Importante: sempre clique em NOVO para incluir novo título, e caso tenha alguma dúvida, alguns campos possuem uma ajuda representada com o símbolo “?”.

1-  O número de controle será preenchido após o lançamento ser salvo, o sistema criará um numero sequencial para seu segurança.

2-    Data de emissão é a data em que o lançamento está sendo cadastrado e data de vencimento corresponde ao vencimento do título que está sendo lançado.

3-    Credor corresponde ao fornecedor já cadastrado anteriormente.

Dica importante: o ícone ao lado da letra 3a possibilita realizar um cadastro de credor/fornecedor, sem sair desta tela. O mesmo poderá ser realizado com o plano de contas nesta tela.

4-    Histórico de pagamento é um campo livre para você cadastrar um texto sobre este lançamento.

5-  Pagamento (disponível apenas na versão registrada), clicando aqui você poderá realizar o pagamento/baixa deste lançamento sem a necessidade de sair desta tela e abir o calendário de contas. Por exemplo, é ideal para pagar fornecedores que chegam para fazer entregas e já recebem o pagamento no ato.

6-    Os campos ao lado do item 6 serão automaticamente preenchidos após o pagamento deste lançamento (o sistema preenche para sua segurança).

 

2 CAIXA

A-   Clique no ícone Caixa e selecione a conta que pretende utilizar/visualizar dando um duplo clique sobre a mesma. Após isso abrirá a tela a seguir.

Lembre: para iniciar clique em NOVO.

 

1-    O número de controle será gerado automaticamente pelo sistema.

2-  Data de lançamento e data de emissão, por segurança, para que um caixa fechado nunca possa ser alterado, não é possível fazer lançamentos retroativos. Caso precise corrigir um lançamento de dia anterior, será necessário realizar um novo lançamento estornando este, desta forma todos estarão registrados no sistema. Lembre que isso garante a segurança e integridade de seus laçamentos.

3-    Entrada e saída; digite aqui o valor correspondente a cada lançamento.

4-    Histórico, é obrigatório o preenchimento deste campo para referência de cada lançamento.

5-    Saldo e Limite; estes serão automaticamente atualizados.

6-  Relatório Caixa; clicando aqui é possível visualizar todos os lançamentos correspondente ao caixa escolhido.

Muito IMPORTANTE: os lançamentos realizados no caixa não aparecem no calendário de contas, apenas neste relatório. O calendário de contas apresenta apenas os lançamentos no contas à pagar e receber.

Dica para Utilizar o Caixa: transferência de valores entre contas, ex: sacar R$ 1.000,00 do caixa 1 e depositar no Banco 2; para ajustes de valores como lançamento de taxas bancárias, etc.

7-    Estas setas são utilizadas para visualizar os lançamentos de caixa, anterior e posterior.

8-    Botão de acesso rápido para trocar de conta.

 

3 LANÇAR VÁRIOS TÍTULOS

Obs: inicie clicando em Nova Previsão.

1-   Preencha os campos de fornecedor, centro de custo e plano de contas. Observe o ícone de cadastro rápido ao lado destes.

2-  Preencha o valor do título/parcela, a quantidade de parcelas e a data do primeiro vencimento. O sistema irá gerar automaticamente as parcelas a cada 30 dias. Quer alterar? Veja item 6 abaixo.

3-    Histórico; campo de texto livre para observações.

4-    Após preencher os dados acima, clique em gerar previsão.

Importante: até este ponto, os lançamentos ainda não foram realizados no sistema, podem ser alterados e editados (vide abaixo).

5-    Clicando em Lançar Contas à Pagar, as parcelas serão lançadas no sistema e poderão ser consultadas no calendário de contas.

6-    Para alterar data ou valor de cada parcela, dê um duplo clique sobre a parcela a ser alterada.

 

4 CALENDÁRIO DE CONTAS

1-    Em azul é apresentado o total de todas as contas à receber no dia.

2-    Em vermelho é apresentado o total de todas as contas à pagar no dia.

3-  Em amarelo está o total de anotações da agenda, para inserir uma anotação nova clique no botão “Agenda”.

4-    Títulos em Aberto, clicando aqui apenas os títulos não pagos ou não recebidos aparecerão na tela.

5-  Todos os Títulos, clique aqui para ver todos os títulos na tela (pagos e não pagos / recebidos e não recebidos).

 

 

DÚVIDAS envie email para: contato@masterfinanceiro.com.br